E ai pessoas... Como vão vocês?
Bem eu estou um pouco atrasado nos posts sobre colorização digital... mas é por
motivos de força maior...
Mas vamos começar...
No post
anterior eu mencionei alguns dos princípios fundamentais da cor, que são eles:
*TONS
*CORES COMPLEMENTARES
*VALORES
*INTENSIDADE
*TEMPERATURA
Vamos ver o significado de cada um de acordo com o guia da
DC comics. (Coloring and lettering – DC Comics)
TOM
“De maneira simples, Tom
é o que pensamos quando pensamos na cor de um objeto. O carro de bombeiro é
vermelho, a abóbora é laranja, a camisa é roxa...”
Tom é um dos princípios fundamentais na hora de
iniciarmos a nossa colorização, a cor bem escolhida na hora de realizar a base,
oferece um suporte e influência no restante do trabalho (aplicação das luzes e
sombras). A partir de suas vivências, e suas escolhas surge o seu estilo
pessoal como artista.
Observe a imagem abaixo:
Na base (FLAT) sempre utilizamos uma cor “meio tom” nem
muito escura e nem muito clara. Observe no quadro (1) um meio tom que foi
utilizado para o Vermelho assim eu posso utilizar um vermelho mais “vivo” para
fazer o ponto de luz (2). Repare que a base respira entre os pontos de luz e sombra. Sempre devemos
deixar a base aparecer, senão não há sentido em fazê-la.
CORES COMPLEMENTARES
“Cores complementares é a palavra
chique para o oposto.”
Como mostra a
imagem abaixo. Precisa explicar mais....?
Note que as
áreas mais escuras puxando para um preto se tornaram braças e as áreas
vermelhas ficaram verdes. Por quê?
Se você
assistiu alguma aula de artes no primário reconhecerá o círculo abaixo...
Note que se
eu traçar uma linha reta entre as cores saberei qual é a sua complementar. Isso
deve estar gravado em sua mente, pois facilita e muito na hora de combinar as
cores.
DICA: Um
ótimo site para fazer combinações com complementares é esse aqui: http://colorschemedesigner.com/
VALORES
“Esse é
o princípio mais fácil de compreender, no entanto é provavelmente o mais
ignorado e subestimado.”
Toda cor
tem seu grau de claro e escuro. O problema é dar valor as cores com cor. É um
pouquinho complexo... mas vou tentar clarear a mente de vocês...rs..!
“Um personagem de cores escuras ñ deve ser colocado em um
fundo de cores igualmente escuras.”
Observe a imagem abaixo:
Mesmo a primeira imagem ter
volume no objeto (esfera) ela ainda parece ser chapada junto com o fundo, ao
contrário da segunda imagem na qual ganha uma profundidade maior simplesmente
clareando um pouco o fundo.~
Um bom exercício é realizar o seu
trabalho em cores e depois converte-lo em tons de cinza (Grayscale) assim você
irar perceber se está dando profundidade ao seu trabalho, não deixando-o
monótono.
INTENSIDADE
Podemos
dizer que intensidade é uma combinação entre matiz e saturação.
A intensidade de uma cor descreve sua pureza. Na pintura
tradicional as cores primárias são O Vermelho, amarelo e Azul. Essas cores são
conhecidas como Matizes – por conta do seu grau de pureza. São cores que não
conseguimos encontrar através de misturas de outras cores.
“ As
cores intensas, primárias de personagens de quadrinhos podem ser contrastadas
de maneira eficiente com fundos acinzentados e menos saturados.”
TEMPERATURA
Certamente você já ouviu
falar de cores quentes e frias né!?
Cores quentes são aquelas que saltam da página como o
vermelho, amarelo, laranja, essas cores do espectro geralmente estão presentes
em cenas que contem raiva, ira, barulho, ação.
Já as frias como azuis, violetas e verdes geralmente afastam
no espaço. Repare nas montanhas ou até mesmo prédio, quanto mais distantes mais
azuis eles ficam, independentemente de sua cor. Pra isso que as cores frias
servem. Uma boa mistura entre frios e quentes também podem ser uma ótima
combinação na hora de dar vida às páginas.
Bem espero que tenha ficado claro alguns dos princípios da
cor. Antes de encerramos esse post segue
um link de um game de cor bem interessante, nele você deve encontrar a cor
certa que está sendo mostrada dentro do circulo cromático antes do tempo
terminar. É bem legal e ajuda a melhorar a sua percepção em relação às cores.
Agora desliguem essa internet e vão colorir...rs! Dúvidas,
dicas e sugestões podem deixar nos comentários ou me mandem por e-mail: vinicius.townsend@gmail.com
Até a próxima!
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And then people ... How are you? Well I'm a little late in posts on digital colorization ... but for reasons of force majeure ...
But let's begin ...
In the previous post I mentioned some of the fundamental principles of color, that they are:
* TONES
* ADDITIONAL COLORS
* VALUES
* INTENSITY
* TEMPERATURE
Let's see what each one according to the guide of DC comics. (Coloring and lettering - DC Comics)
TOM
"Simply put, Tom is what we think of when we think of the color of an object. The fire truck is red, pumpkin is orange, the shirt is purple ... "
Tom is one of the fundamental principles in time to begin our colorization, the color choice when making the base, offers a support and influence the rest of the work (application of light and shadow). From their experiences, and their choices appears her personal style as an artist.
Note the image below:
At the base (FLAT) always use a color "half step" neither too dark nor too light. Note in the table (1) a medium tone that was used for the Red so I can use a red more "alive" to the point of light (2). Note that the base breathe between the points of light and shadow. Whenever we leave the base appear, but there is no sense in doing it.
COMPLEMENTARY COLORS
"Complementary colors is the fancy word for the opposite."
As shown in the image below. Need more .... explain?
Note that the darker areas pulling fathoms became a black and red areas turned green. Why?
If you attended any art class in primary recognize the circle below ...
Note that if I draw a straight line between the colors know what its complement. That should be etched in your mind, making it easier and much time to match the colors.
TIP: A great site with additional combinations to make here is this: http://colorschemedesigner.com/
VALUES
"This is the principle easier to understand, however, is probably the most overlooked and underestimated."
Every color has its degree of light and dark. The problem is valuing the colors with color. It's a little complicated ... but I'll try to clear your minds ... lol ..!
"A character ñ dark colors should be placed on a background of dark colors also."
Note the image below:
Even the first image has the volume object (ball) it still seems to be stoned along with the background, unlike the second image in which gains a deeper clearing just a little background. ~
A good exercise is to perform your work in color and then convert it to grayscale (grayscale) so you understand if anger is giving depth to his work, not letting it monotonous.
INTENSITY
We can say that intensity is a combination of hue and saturation.
The intensity of a color describes its purity. In traditional painting the primary colors are Red, Yellow and Blue. These colors are known as tints - because of its purity. These are colors that can not find through mixtures of other colors.
"The intense colors, primary comic book characters can be contrasted effectively with gray backgrounds and less saturated."
TEMPERATURE
Surely you've heard of warm and cool huh!?
Warm colors are those that leap off the page as red, yellow, orange, the colors of the spectrum are usually present in scenes containing anger, wrath, noise action.
Already the cold as blue, violet and green usually depart space. Notice the mountains or even building, bluer the farther they get, regardless of their color. This what the cool colors serve. A good mix between hot and cold can also be a great combination when it comes to give life to the pages.
Well I hope it was clear some of the basics of color. Before we close this post follows a link to a very interesting game of color, in it you should find the right color that is being shown within the chromatic circle before time runs out. It's pretty cool and helps improve their perception of the colors.
http://color.method.ac/
Now switch off the internet and go coloring ... lol! Questions, tips and suggestions can leave in the comments or send me email: vinicius.townsend @ gmail.com
Until next time!
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